NO DAEE, BÁRBARA VILCHES SOLICITA RECURSOS PARA OBRAS DE INTERLIGAÇÃO DE REDE DE ESGOTO NO PARQUE SÃO JORGE E PROXIMIDADES

22/06/2022

Entrega do ofício foi realizada nesta quarta-feira (Fotos: Prefeitura de Presidente Venceslau).

Em passagem pela sede do Departamento de Águas e Energia Elétrica (DAEE) nesta quarta-feira (22), no Centro Integrado de Administração do Estado (Cidade), a prefeita de Presidente Venceslau, Bárbara Vilches, entregou o ofício da Secretaria de Planejamento visando a solicitação de recursos para realização de obras de interligação de rede de esgoto aos coletores nos trechos dos bairros Vila Alvorada, Parque São Jorge e Parque São Francisco, com o objetivo de seguirem para a Estação de Tratamento de Esgoto (ETE Sul).

O ofício foi endereçado ao superintendente do DAEE, Francisco Eduardo Loducca.

Conforme o ofício, o projeto inicial de construção da Estação de Tratamento de Esgoto - Sul não contemplou, em sua totalidade, as interligações de todos os bairros que seriam atendidos por essa estação. "Embora o projeto da construção tivesse a finalidade de eliminar a totalidade de esgotos descartados de forma irregular e sem tratamento diretamente na natureza, sem a construção das devidas interligações das redes coletoras existentes no município, sua finalidade deixou de ser alcançada na totalidade", pontuou.

O pedido considera que os bairros Vila Luiza, Parque São Francisco, Parque São Jorge e Jardim Alvorada ainda estão desprovidos da destinação correta de seus esgotos na ETE Sul.

O documento entregue pela prefeita também informa que o município já providenciou e tem tentado, com recursos próprios, amenizar a situação dos lançamentos de esgoto diretamente na natureza. No entanto, por se tratar de obra de grande complexidade e extensão, a Prefeitura busca apoio junto ao Governo Estadual.

Em razão da preocupação e necessidade emergencial de dar o devido tratamento aos detritos de esgoto coletados e indevidamente despejados sem tratamento de volta à natureza, o município solicita a colaboração do DAEE para o término da obra, com o objetivo de oferecer o devido tratamento de esgoto para a região citada.

Agenda

Além da ida ao DAEE, a prefeita de Presidente Venceslau esteve com a equipe da CDHU e passou pela Superintendência do Patrimônio da União, com o objetivo de buscar soluções para problemas pontuais da cidade. “Foram reuniões muito produtivas, com caminhos para chegarmos a soluções em breve. A questão do esgoto, do mau cheiro, para podermos regularizar aquela situação, a questão do convênio das habitações da CDHU e também o local para construção da nossa Farmácia Municipal, uma necessidade gigantesca para atender nossa população”, informou.

Ainda hoje (22), a prefeita iria até a Assembleia Legislativa, tratar novamente sobre o projeto de lei referente à regularização fundiária em todo o estado.