Acessibilidade

Para navegação via teclado, utilize a combinação de teclas conforme o modelo abaixo:
Alt  +  [Nº do atalho]

Atalhos de navegação:

Atalhos para contraste do site:


Tamanho da fonte:

×fechar

Notícia

CARDÁPIO DA MERENDA ESCOLAR DE PRESIDENTE VENCESLAU RECEBE ACRÉSCIMO DE PÃES SEM ADIÇÃO DE AÇÚCAR

1.jpg
2.jpg
1.jpg
2.jpg
29/06/2022

Iniciativa visa ampliar a oferta de alimentos mais saudáveis (Fotos: Prefeitura de Presidente Venceslau).

O setor de merenda da Secretaria Municipal de Educação e Cultura (Semec) divulgou mais uma novidade no cardápio da merenda escolar das escolas municipais. Desde a terça-feira (28), pães sem adição de açúcar, corantes e conservantes são servidos nas refeições das escolas de Educação Infantil.

A iniciativa tem como objetivo ampliar a oferta de alimentos mais saudáveis, reduzindo a utilização de alimentos ultraprocessados e do açúcar na merenda escolar.

Os pães são produzidos de maneira artesanal no Assentamento Radar, pelas produtoras da agricultura familiar Agnes Brenda Cruz e Cibele Gonsalves Holanda, integrantes da Associação São Camilo. Segundo as produtoras, esses pães são preparados com ingredientes cultivados pela própria agricultura familiar, como cenoura, batata, cebola, mandioca e mandioquinha.

Inicialmente, os pães são introduzidos na merenda das escolas de Educação Infantil, etapa creche, com supervisão e acompanhamento da novidade alimentar por meio de teste de aceitabilidade.

A intenção da Secretaria de Educação é expandir a oferta desses pães para todas as escolas da Rede Municipal de Ensino no próximo semestre letivo, melhorando diariamente a alimentação nas escolas.

Merenda saudável

A melhora na merenda sempre foi um objetivo da atual gestão, conforme informou Bárbara Vilches, prefeita de Presidente Venceslau. “Todos acompanharam a mudança que fizemos em relação ao açúcar e aos conservantes. Agora, estamos chegando em detalhes com o pãozinho. Hoje (29), quando recebi a notícia de que crianças que não comiam pão aceitaram bem a mudança, ficamos muito felizes, pois estamos vendo o resultado chegar para quem precisa, que são os nossos alunos”, comentou.

No ano passado, a Prefeitura de Presidente Venceslau iniciou a alteração de alimentos ultraprocessados e bebidas com açúcar do cardápio, dando lugar a alimentos como frutas e legumes. As mudanças realizadas por meio da Secretaria Municipal de Educação e Cultura (Semec) seguem resolução publicada pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) em 2020. “Também destaco a questão da saúde, da qualidade do produto e do envolvimento econômico com os produtores rurais”, finalizou a prefeita.




Mais notícias






Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência.