Para navegação via teclado, utilize a combinação de teclas conforme o modelo abaixo:
Alt
+
[Nº do atalho]
Atalhos de navegação:
Atalhos para contraste do site:
Tamanho da fonte:
×fecharAtividade aconteceu no Anfiteatro Municipal e foi conduzida por Luiz Antônio Miguel Ferreira (Foto: Prefeitura de Presidente Venceslau).
O Anfiteatro Municipal "Nelson Reis Oberlander" recebeu, na manhã desta terça-feira (26), uma palestra voltada aos professores da Rede Municipal de Ensino sobre o tema "Educação Infantil - Primeira Infância: Desafios e perspectivas".
A atividade contou com a presença de centenas de professores vinculados à Secretaria Municipal de Educação e Cultura (Semec).
Em sua fala, a prefeita Bárbara Vilches explicou que a primeira infância deve receber maior importância e atenção por parte da sociedade. Explicou também que o investimento em educação deve ser executado não apenas para cumprir protocolos, mas sim para gerar resultados positivos aos professores, alunos e sociedade. "No primeiro ano, ficamos muito focados nisso, em entender as contas, nossas receitas e como iríamos planejar para investir os 25% não para bater uma meta, mas para que a gente cumprisse o papel da educação neste sentido", comentou.
Luiz Antônio Miguel Ferreira foi o responsável por ministrar a palestra. O palestrante é mestre em educação pela Universidade Estadual Paulista (Unesp), membro efetivo do movimento Todos Pela Educação e membro do conselho consultivo da Fundação Abrinq. Ele se aposentou como promotor de justiça do Estado de São Paulo e já publicou diversas obras, dentre elas "O Estatuto da Criança e do Adolescente e o professor" e "Temas de direito à Educação".
O palestrante elogiou e agradeceu a receptividade da equipe de profissionais da educação e do Poder Público em relação ao cuidado com a primeira infância. Em seguida, Luiz Antônio falou sobre a importância do trabalho durante a primeira infância do indivíduo para que ele tenha um desenvolvimento com mais oportunidades.
A primeira infância, tratada pela palestra, é a fase que compreende desde o acompanhamento da criança ainda no útero materno até os seis anos de vida. A palestra marca o início da ação com o objetivo de formação para a elaboração do Plano Municipal da Primeira Infância.
Reunião
No começo de julho, o palestrante Luiz Antônio Miguel Ferreira, representante do Instituto Fabris Ferreira, tratou sobre o tema primeira infância em reunião com a prefeita e os secretários municipais. Na ocasião, políticas públicas voltadas ao atendimento desta faixa etária foram discutidas.
A reunião marcou o início da implementação de ações voltadas às crianças, como a criação de ambientes lúdicos e atividades que envolvam as áreas de saúde, educação, esportes e bem-estar em geral.