Acessibilidade

Para navegação via teclado, utilize a combinação de teclas conforme o modelo abaixo:
Alt  +  [Nº do atalho]

Atalhos de navegação:

Atalhos para contraste do site:


Tamanho da fonte:

×fechar

Notícia

GINÁSIO MUNICIPAL DE PRESIDENTE VENCESLAU RECEBE HOJE FESTIVAL DE VALORIZAÇÃO DA VIDA

Estadio-PV.jpg
25/08/2022

Entrada para o Ginásio de Esportes pode ser feita pela rua Duque de Caxias, s/n (Foto: Prefeitura de Presidente Venceslau).

O Festival Cultural "Vem Ser Feliz" será realizado hoje (25), a partir de 19h, no Ginásio Municipal de Esportes de Presidente Venceslau.

O evento, proposto pela equipe do Centro de Atenção Psicossocial (Caps), iniciará as atividades alusivas ao Setembro Amarelo, mês de prevenção e combate ao suicídio, como proposta para valorizar a vida.

Cantores e grupos musicais do município vão se apresentar na oportunidade. Atrações artísticas também vão ocorrer, como a exibição de grupos de dança. O evento terá o sorteio de brindes e outras atividades preparadas pela organização.

Em reuniões anteriores, o festival foi apresentado para representantes de diversos segmentos da sociedade, como forma de envolver o maior número de pessoas na luta contra este mal.

A entrada para o festival será livre para o público, mediante a doação de um quilo de alimento não perecível. Os alimentos arrecadados serão revertidos para o Fundo Social de Solidariedade de Presidente Venceslau.

O acesso para o Ginásio de Esportes pode ser feito pela rua Duque de Caxias, s/n.

Atuação

O evento é organizado pelo Centro de Atenção Psicossocial (Caps) de Presidente Venceslau, vinculado à Secretaria Municipal de Saúde. Segundo Aline Escudeiro, coordenadora do centro, o objetivo do evento é trabalhar a temática do Setembro Amarelo com uma nova abordagem, por meio da valorização da vida. "Pensamos em música, dança e alegria, porque é uma forma de colocarmos para fora esse sentimento que temos, pois são momentos felizes", comentou.

Escudeiro explicou ainda que o Caps atua como um local de referência para fornecer o apoio a pessoas com sintomas ou características de depressão, desde casos mais leves aos mais graves. "Existe o preconceito, mas é necessário desmistificar. Também existe o apoio por meio do Disque 188, porque as vezes a pessoa não tem coragem de vir até o local, se sente envergonhada", continuou a coordenadora.

De acordo com Aline, o Caps, a Assistência Social e a Atenção Básica trabalham em conjunto para combater este mal. "As pessoas precisam ter esse olhar diferenciado. Fornecemos o apoio, mas todo mundo pode colaborar. Nem sempre aquele que tem um pensamento suicida nos procura. Geralmente ele dá sinais para quem está perto dele", continuou.

Pensando nas pessoas que não procuram o Caps para buscar ajuda, a equipe do local elaborou a campanha e o evento, como forma de envolver a sociedade na luta contra o suicídio. "Quando o paciente traz estas questões, temos que trabalhar com vínculo. Talvez aquela pessoa não venha nos procurar, mas se alguém perceber que acontece com alguém, que nos procure, peça ajuda, não deixe acontecer", finalizou.

O Caps está localizado na rua Maria Elzira Baruta Branquinho, número 340, no Conjunto Habitacional Azuma Futigami. O atendimento é oferecido de segunda a sexta-feira, de 7h30 às 17h. Os telefones para contato são o (18) 3271-3244 e (18) 3272-2420.




Mais notícias






Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência.