Acessibilidade

Para navegação via teclado, utilize a combinação de teclas conforme o modelo abaixo:
Alt  +  [Nº do atalho]

Atalhos de navegação:

Atalhos para contraste do site:


Tamanho da fonte:

×fechar

Notícia

FESTIVAL DE PIPAS EM PRESIDENTE VENCESLAU TRAZ ORIENTAÇÕES PARA EVITAR ACIDENTES COM CRIANÇAS E ADOLESCENTES

20/09/2022

Evento será realizado no próximo sábado (Foto: Prefeitura de Presidente Venceslau).

Durante o Festival de Pipas no próximo dia 24 de setembro, a partir das 14h, no campo de futebol localizado ao lado do Aeroporto Municipal, em Presidente Venceslau, serão promovidas atividades de orientação e conscientização.

Realizado pela Prefeitura de Presidente Venceslau, por meio do Centro de Referência de Assistência Social (Cras), o evento terá participações de integrantes da Energisa e do Corpo de Bombeiros para falar sobre os riscos de se soltar pipa em área inapropriada ou com material irregular.

Em material enviado para a Prefeitura de Presidente Venceslau, a Energisa Sul-Sudeste destacou que crianças, adolescentes e até adultos precisam ser alertados sobre os riscos de brincar próximo à rede elétrica. "Quando falamos de pipas, o risco está justamente no local em que ela é empinada. Muitos arriscam a própria vida quando brincam próximo da rede de energia, cercas elétricas, antenas e outros equipamentos que podem provocar graves acidentes”, informou Juliana Volpi, coordenadora de Saúde e Segurança da concessionária.

Para a segurança dos praticantes e pessoas que estão por perto, o correto é empinar pipas em parques, praças, campos de futebol e áreas rurais, longe de fios, cabos, torres e subestações de energia. Ainda conforme a Energisa, não se deve soltar pipa em dias de chuva, especialmente quando houver raios, pois estes são atraídos por pontos altos.

A Energisa enviou orientações importantes para os munícipes venceslauenses que possuem o hábito de empinar pipa:

- Jamais solte pipa próximo em áreas urbanas;

- Nunca use fios metálicos nem papel laminado para confeccionar a pipa, pois eles são como condutores de energia e podem causar choques fatais;

- Não use cerol. Além do risco de ferir ou mesmo matar, o cerol danifica os fios de energia;

- Se a pipa enroscar na rede elétrica, acione a Energisa. Apenas profissionais autorizados pela empresa, munidos de todos os itens de segurança e treinamentos necessários, podem fazer a manutenção na rede elétrica;

- Não solte pipas em dias de chuva ou vento muito forte. Em caso de relâmpagos, recolha a pipa imediatamente;

- Alerte outras pessoas sobre o risco de soltar pipas sem os devidos cuidados. A conscientização é fundamental para reduzir transtornos e acidentes.

- Ao verificar pipas presas à rede elétrica, entre em contato com a Energisa por meio dos nossos canais de atendimento - aplicativo Energisa On; site: http://www.energisa.com.br; Call Center: 0800 70 10 32.

Inscrições

Para participar do Festival de Pipas do próximo sábado, o interessado deve se inscrever no Centro de Referência de Assistência Social (Cras) ou no Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) até o próximo dia 22 de setembro. A inscrição é gratuita.

A atividade vai oferecer premiação em dinheiro para os vencedores das seguintes categorias: pipa mais bela e original, a que decola mais rápido, a que voa mais alto, a maior, a menor e o participante mais experiente.

Para a realização do evento, o Cras conta com parceiros da sociedade civil e com o apoio da Prefeitura de Presidente Venceslau, por meio das Secretarias Municipais de Assistência Social e Esportes.




Mais notícias






Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência.