PREFEITURA DE PRESIDENTE VENCESLAU ECONOMIZA R$ 292 MIL EM PREGÃO PARA COMPRA DE MATERIAIS ESCOLARES

23/09/2022

Valor foi verificado com base nas estimativas realizadas pelo setor de licitações da Prefeitura (Foto: Prefeitura de Presidente Venceslau).

A Prefeitura de Presidente Venceslau registrou uma economia de mais de R$ 292 mil no pregão eletrônico 53/2022, realizado para a compra de materiais escolares que serão destinados para a Secretaria Municipal de Educação (Semec). O valor representa um índice de economia de 53,85% com base nas estimativas realizadas pelo setor de licitações da Prefeitura, vinculado à secretaria municipal de finanças.

A abertura do pregão aconteceu no dia 30 de agosto deste ano e a economia foi estimada após o trabalho do setor de licitações, que realizou três orçamentos distintos para cada um dos 209 lotes que compõem este pregão. Cada lote foi composto por diversos objetos do mesmo item, em levantamento para atender a demanda de toda a Semec.

Após os levantamentos, a previsão de gastos para as compras era de R$ 543.425,26. Com a concorrência entre as empresas participantes, o valor caiu para R$ 250.796,20.

Como forma de exemplificar como a economia foi alcançada, vamos trazer mais informações sobre o lote 129, que previa a compra de 250 caixas de lápis de cor com 12 cores. O valor de referência para cada item era de R$ 20,84 após o levantamento dos orçamentos, mas a concorrência entre as empresas participantes fez o valor final dos objetos cair para R$ 6,30, rendendo economia de 69,77%.

De acordo com a chefe do setor de compras e licitação, Letícia Soares Faria, a maioria dos itens é dividida em dois lotes por força de lei, como forma de incluir as microempresas no processo licitatório.

Foi ressaltado que os materiais escolares adquiridos pela Administração Municipal serão destinados aos alunos da Rede Municipal de Ensino, sempre observando a adaptação conforme a idade das crianças.

Na manhã desta sexta-feira (23), a prefeita Bárbara Vilches foi até a sede da Semec para olhar as amostras enviadas para o município. "Este material será usado nas escolas, mas também temos aqui o kit que é entregue a cada aluno. As crianças que possuem necessidades, durante todo o ano ela tem suporte de material", informou.

A prefeita também aproveitou para parabenizar o trabalho do setor de compras e licitação pela economia na aquisição dos produtos. “Queria parabenizar a nossa equipe do setor de compras e licitação, pois conseguiram uma economia de aproximadamente R$ 300 mil na compra total desse material e esse dinheiro será investido na secretaria de educação para ajudar o setor de transporte que precisa de compras e melhorias”, complementou.