Para navegação via teclado, utilize a combinação de teclas conforme o modelo abaixo:
Alt
+
[Nº do atalho]
Atalhos de navegação:
Atalhos para contraste do site:
Tamanho da fonte:
×fecharApós a realização da assembleia de constituição da Cooperativa de Trabalho dos Coletores de Materiais Recicláveis de Presidente Venceslau (Cotrapreve) no último dia 15 de setembro, a Secretaria Municipal de Agricultura, Abastecimento e Meio Ambiente (Seaama) tornou público o novo cronograma de coleta seletiva em Presidente Venceslau.
O trabalho de coleta seletiva é fundamental para o município, haja vista que o destino final dos resíduos é melhorado e não prejudica o meio ambiente. O material separado (plástico, papel, vidro e metal) pode ser reaproveitado, diminuindo o volume de lixo depositado na vala do aterro sanitário.
Em Presidente Venceslau, a coleta seletiva é formada por uma cooperativa que conta com 13 colaboradores. O trabalho é realizado em um barracão, no qual os materiais são separados em bags e prensados para formarem uma mala. Posteriormente, são encaminhados até um comprador para que tenha seu destino final.
Os munícipes venceslauenses podem contribuir para a melhoria do serviço de coleta seletiva ao seguir as dicas:
- Não misturar o lixo reciclável com restos de alimentos para evitar a contaminação e preenchimento da vala do aterro sanitário;
- Realizar a tríplice lavagem (lavar, secar bem) dos materiais antes de destinar para a coleta seletiva;
- Se for material cortante, condicionar de forma segura para não colocar em risco a saúde dos coletores - exemplo: colocar dentro de garrafa pet, caixa de leite ou outros recipientes fechados;
- Não colocar para reciclar materiais que não podem ser reciclados - exemplos: pilhas, lâmpadas, espelhos, fotos, plásticos metalizados (embalagens), cerâmica, acrílico, etc.
Os colaboradores da coleta seletiva já iniciaram as passagens nos bairros venceslauenses a cada quinze dias. Nos dias de passagem, os trabalhos vão ser iniciados a partir das 7h30.
Confira o cronograma de trabalho:
TRECHO 1 - Segunda-feira: Jardim Europa, Azenha, Barra Funda, Eldorado, Vila Nunes, Residencial dos Ipês e Bela Vista.
TRECHO 2 - Terça-feira: Ipanema, Petrona, Vila Salles, Matarazzo e Vila Oriental
TRECHO 3 - Quarta-feira: Cidade Jardim, Morada do Sol e Santa Paula.
TRECHO 4 - Quinta-feira: Vila Coimbra, Vila Carmem, Volta ao Mundo e Chácaras.
TRECHO 5 - Sexta-feira: Baruta, Jardim Paulista, Arantes, Morumbi, Paineras e Santa Maria.
TRECHO 6 – Segunda-feira: Coroados, Futigami, Nico Moré, Aripuanã, Faive e Vencesville. Jardim Esperança.
TRECHO 7 – Terça-feira: Santa Filomena, Vila Nova, Vila Festi, Jardim São Paulo, Vila Tropical, Santa Luzia, Nosso Teto e Bonfim.
TRECHO 8 – Quarta-feira: Cecap, Jardim São João, Jardim dos Eucaliptos, Parque Augusto Pereira, Parque Antonio Ferreira, Frutuoso Pires e Alvorada.
TRECHO 9 – Quinta-feira: Vila Ribeiro, Vila Popular, Vila Bandeirantes, Vila Lírio, Watanabe, Maximino, Daraya, Jardim Popular, Ernani Murad e Sumaré.
TRECHO 10 – Sexta-Feira: Primavera, Maria Zélia, São Jorge, Parque São Francisco, Jardim Esperança e Vila Luiza.
Caso algum munícipe tenha dúvida sobre os materiais que podem ser separados para a coleta, a orientação é para que entrem em contato com a Seaama pelo número (18) 3272-1088.