Acessibilidade

Para navegação via teclado, utilize a combinação de teclas conforme o modelo abaixo:
Alt  +  [Nº do atalho]

Atalhos de navegação:

Atalhos para contraste do site:


Tamanho da fonte:

×fechar

Notícia

IBGE PEDE COLABORAÇÃO DOS VENCESLAUENSES PARA REALIZAÇÃO DO CENSO DEMOGRÁFICO 2022

04/10/2022

Reunião entre profissionais do IBGE e Prefeitura de Presidente Venceslau foi realizada nesta terça-feira (Fotos: Prefeitura de Presidente Venceslau).

Servidores vinculados ao Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) estiveram hoje (4) na Prefeitura de Presidente Venceslau para participarem da 2ª Reunião de Planejamento e Acompanhamento do Censo 2022.

Na oportunidade, os profissionais informaram que o período de coleta já foi iniciado, com visita aos domicílios venceslauenses. O município foi dividido em 76 setores e a zona urbana está sendo finalizada.

Ao todo, 27 recenseadores realizam as visitas nas residências venceslauenses. O foco da coleta são os domicílios ocupados, para levantamento da quantidade de moradores. Segundo a equipe do IBGE, os profissionais ainda encontram resistência para realizarem o trabalho.

Até esta terça-feira (4), o IBGE já visitou 13.861 endereços e registra uma população recenseada de 22.336. Foram registradas 159 casas com recusa para passagem de informações e 1.484 domicílios nos quais os moradores estavam ausentes.

Para os casos de ausência, o recenseador é orientado a retornar até quatro vezes caso tenha ausência na casa. Os profissionais também trabalham em horários alternativos, com o objetivo de entrevistar os munícipes que não estão em suas casas em horário comercial.

Conforme Maria de Lourdes, representante do IBGE na cidade, a expectativa é a de registrar uma população acima dos 40 mil habitantes em Presidente Venceslau. Os dados são importantes para elaboração de políticas públicas em áreas como a saúde e educação.

Um ponto destacado durante a reunião foi o fato de recenseadores serem hostilizados durante o trabalho com agressões verbais, quase físicas. Os profissionais do IBGE atribuem o problema à uma associação equivocada que é feita em relação ao período eleitoral. Vale ressaltar que o Censo Demográfico é feito de dez em dez anos e que o último deveria acontecer em 2020. No entanto, a data foi alterada em razão da pandemia. Foi registrado uma ocorrência de uma recenseadora que desistiu do trabalho após receber agressões verbais.

O recado para os moradores é para que recebam os recenseadores, devidamente identificados com boné, marca de proteção, colete, crachá, Dispositivo Móvel de Coleta (DMC) e bolsa.

O período de coleta do Censo Demográfico 2022 foi prorrogado. Antes marcado até o dia 31 deste mês, o trabalho será desenvolvido até o final de dezembro. Para mais informações sobre o Censo 2022, o site: https://censo2022.ibge.gov.br/ está à disposição.




Mais notícias






Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência.