FESTIVAL DE GRAFITE COMEÇA AMANHÃ NO CENTRO DE PRESIDENTE VENCESLAU

05/10/2022

Atividade reunirá mais de 30 artistas de diferentes estados do país; nesta quarta (5), artista plástico alinhou últimas questões para realização do evento (Fotos: Prefeitura de Presidente Venceslau).

O Centro Histórico de Presidente Venceslau recebe, nestes dias 6, 7 e 8 de outubro, o primeiro Festival de Grafite. O município é o segundo do Oeste Paulista a receber o evento, no qual mais de 30 artistas de vários estados se reúnem para a realização de pinturas em cenários ao ar livre.

Nesta quarta-feira (5), o artista plástico João Célio esteve no município para se reunir com a equipe da Prefeitura de Presidente Venceslau, com o objetivo de alinhar os últimos detalhes da programação do evento. A chegada dos demais artistas está prevista para a manhã de quinta (6), com o início dos trabalhos no período da tarde.

Conforme o artista plástico, o evento é idealizado pelo profissional Itamar Xavier, que em parceria com João Célio realizou a pintura dos muros nas imediações da praça Otto Brull, na região conhecida como “Túnel” pelos venceslauenses. "A cidade tem essa oportunidade de poder se familiarizar com o grafite, conhecer e poder participar de um evento que muitas vezes acontece em grandes cidades, capitais, e trouxemos isso para o interior", explicou João Célio.

O espaço escolhido para receber novas pinturas foi o Centro Histórico, local que abriga o antigo barracão da Fepasa. A área recebeu intervenções recentes da Prefeitura de Presidente Venceslau, com o objetivo de receber eventos e atividades voltadas à cultura e entretenimento. "Escolhemos aquele espaço (antigo barracão da Fepasa) por ser o Centro Histórico da cidade, tem toda essa representação, e após o evento, o ambiente vai se tornar um espaço cultural, onde as pessoas vão poder transitar, ter contato com artes e trabalhos de artistas de vários lugares", continuou João.

Além dos trabalhos de pintura, os artistas vão realizar workshops na sexta-feira (7) e a população está convidada a prestigiar. O primeiro acontecerá às 14h, com a participação de alunos da Escola Municipal "Lúcio Mariano Pero", enquanto que o segundo, a partir das 16h, será ministrado para alunos da Associação que utiliza um dos prédios ao lado da linha para aulas de luta. No sábado (8), a partir das 11h, uma praça de alimentação será montada no Centro Histórico para fomentar a participação dos venceslauenses. "Vamos ter alguns workshops, então as pessoas que estiverem ali no entorno vão poder participar, vão poder estar conosco, experimentar o spray, conhecer as técnicas também. É uma oportunidade das pessoas conhecerem e acompanharem o processo", finalizou.

As atividades serão realizadas durante todo o dia, com início de pintura previsto para 9h e término às 18h.