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×fecharO Procon está localizado na rua Santo Antônio, no centro da cidade (Fotos: Prefeitura de Presidente Venceslau).
O Procon Municipal de Presidente Venceslau recebe, no período de segunda a sexta, consumidores para orientações sobre serviços prestados e compras realizadas junto aos estabelecimentos comerciais. Entre os anos de 2021 e 2022, cerca de 2 mil munícipes foram atendidos pela unidade.
Mensalmente, o Procon Municipal realiza orientações aos consumidores por meio de mídias escritas para esclarecer as dúvidas mais frequentes e em foco na atualidade.
Conforme Juliana Gonini Kogima, servidora que atua na unidade, o Procon é muito procurado para o desbloqueio da Nota Fiscal Paulista, uma vez que o órgão é o único local competente para tal serviço em Presidente Venceslau.
O atendimento ao consumidor é oferecido de forma presencial. Para formalizar sua reclamação, o munícipe deve ir até o órgão munido de documentos pessoais e outros documentos que vinculem a relação de consumo. Após a formalização por meio de Carta de Informação Preliminar (CIP) enviada por correio com o Aviso de Recebimento (AR), o fornecedor/empresa possui o prazo máximo de 30 dias para formular a resposta e enviar de volta. O prazo começa a ser contato a partir do recebimento da reclamação.
Ainda de acordo com Juliana, a formalização da reclamação também pode ser realizada virtualmente pelo site: http://www.procon.sp.gov.br.
O ranking de reclamações dos munícipes, segundo Juliana, tem em primeiro lugar os bancos comerciais (cobranças indevidas e serviços não solicitados) e em segundo lugar produtos (vícios de produtos e não entrega de itens).
Em caso de dúvidas, o Procon Municipal de Presidente Venceslau está localizado na rua Santo Antônio, número 37, centro da cidade. O telefone é o (18) 3271-4122.