Acessibilidade

Para navegação via teclado, utilize a combinação de teclas conforme o modelo abaixo:
Alt  +  [Nº do atalho]

Atalhos de navegação:

Atalhos para contraste do site:


Tamanho da fonte:

×fechar

Notícia

APÓS AUTORIZAÇÃO DA CETESB, ÁRVORES SÃO RETIRADAS PARA OBRA DE NOVA ESCOLA ESTADUAL NO AZENHA

03/11/2022

Trabalho foi desenvolvido pela Secretaria Municipal de Agricultura, Abastecimento e Meio Ambiente (Fotos: Prefeitura de Presidente Venceslau).

Foi iniciada nesta quinta-feira (3) a retirada das árvores localizadas em área que receberá a construção de uma Escola Estadual no Residencial Azenha, em Presidente Venceslau. Uma retroescavadeira operada por um servidor da Secretaria Municipal de Agricultura, Abastecimento e Meio Ambiente (Seaama) realizava o trabalho nesta manhã.

A preparação do terreno para o início da obra é providenciada após a liberação da Companhia Ambiental de São Paulo (Cetesb). Segundo Lívia dos Santos, secretária municipal de planejamento, a área onde a escola será construída é institucional.

Após a licitação e contratação de empresa para realização da obra, foi identificada a necessidade de fazer a supressão de árvores. “Como são nativas e tem uma quantidade razoável de árvores, tivemos que fazer o processo de supressão e reflorestamento (compensação ambiental)”, explicou Lívia.

O processo foi feito pela equipe técnica da Seaama. “O processo foi elaborado, enviado para a Cetesb e o órgão estadual fez a vistoria para enfim aprovar. Também consultamos a Polícia Militar Ambiental”, continuou Lívia.

Após a autorização do órgão estadual, uma placa contendo as informações foi colocada no local para início dos trabalhos. A secretaria municipal de planejamento entrou em contato com a empresa vencedora da licitação para comunicar que o espaço está liberado e a expectativa é a de que a obra possa começar já na próxima semana.

Sobre o processo de compensação ambiental, serão realizados o plantio, condução e formação de 779 mudas de espécies arbóreas diversas, assegurando a diversidade de espécies proposta em projeto. O início do plantio de novas mudas deve ocorrer até o dia 5 de abril de 2023, em área localizada ao lado do terreno que receberá a unidade de ensino estadual.