Acessibilidade

Para navegação via teclado, utilize a combinação de teclas conforme o modelo abaixo:
Alt  +  [Nº do atalho]

Atalhos de navegação:

Atalhos para contraste do site:


Tamanho da fonte:

×fechar

Notícia

SECRETÁRIO ANDRÉ PELEGRINO PERCORRE 130 QUILÔMETROS EM MENOS DE 24 HORAS DURANTE DESAFIO DAS CATEDRAIS

1.jpg
2.jpg
1.jpg
2.jpg
23/12/2022

Representante de Presidente Venceslau participou de evento esportivo no Paraná (Fotos: Prefeitura de Presidente Venceslau).

Percorrer 130 quilômetros de carro é um desafio que exige atenção e cuidado para motoristas. Imagine então percorrer a mesma distância a pé, em menos de 24 horas, sendo exposto a chuva, vento frio e sol forte durante o trajeto. Foi o que o secretário municipal de Esportes, Recreação e Turismo de Presidente Venceslau (Sert-PV), André Pelegrino, fez entre os dias 9 e 10 de dezembro deste ano, ao participar do Desafio das Catedrais.

A prova foi iniciada às 19h do último dia 9 e Pelegrino concluiu o percurso por volta de 18h do dia seguinte, com um pace (ritmo) de pouco mais de dez minutos por quilômetro. Dos 112 participantes, o secretário de esportes foi um dos 26 atletas a completarem a prova, concluindo o percurso na nona colocação.

Para um desafio tão grande, é necessário contar com uma boa estratégia para vencer os limites do corpo. Pelegrino contou que decidiu intercalar as distâncias de corrida e caminhada, fazendo um quilômetro de cada. "Fiz isso porque a distância é muito longa e o desgaste é muito maior. O percurso tem muita subida e o terreno é muito desnivelado, com pedra e areia", relatou André, que participou da prova realizada em estradas rurais entre as catedrais de Londrina e Maringá.

Como se não bastasse a distância, o clima também foi um grande adversário, com temperatura baixa e chuva durante a madrugada e sol forte ao longo do dia. As únicas "paradas" disponíveis eram os pontos de apoio, instalados a cada quinze quilômetros. O cenário fez o atleta pensar em desistir várias vezes ao longo da prova. "Quando cheguei, já não aguentava mais. Estava com muita bolha no pé, saiu sangue, o tênis ficou com buracos por causa das pedras, é muito difícil. Cheguei com dor nas pernas, insolação, a panturrilha explodindo de dor", relembrou.

Além de tomar chuva e correr com a roupa molhada a madrugada inteira, André teve que parar em um dos pontos de apoio para fazer um curativo e voltar para a prova. "Foi uma boa oportunidade para aprender. Corri solo, sem ninguém no apoio. A maioria dos participantes tinha um carro de apoio para trocar de tênis e de roupa após a chuva", explicou.

E o secretário não pretende parar por aqui. Sua participação no Desafio das Catedrais foi a primeira em uma prova de 130 quilômetros e ele já projeta a preparação para uma ultramaratona ainda maior, de 135 quilômetros, a ser realizada em junho de 2023. "Era um objetivo que eu queria cumprir. Minha ideia de participar dessa prova era justamente visando uma participação na Ultramaratona dos Anjos no ano que vem, que é em Minas. Fiz ela justamente para fazer essa prova no ano que vem", revelou.

André Pelegrino comentou que treinou durante um ano para a prova, completando semanalmente 130 quilômetros, entre corridas de cinco, seis, 30 e 40 quilômetros, praticamente em todos os dias da semana. "Treinei um ano seguido apenas para completar a prova em subidas, estradas de terra de Presidente Venceslau e até estradas de asfalto", revelou.

Até a participação no Desafio das Catedrais, André Pelegrino já havia participado de outras maratonas, sendo a maior prova uma de 60 quilômetros, em um evento beneficente realizado há dois anos. "Já fazia tempo que gostaria de completar o Desafio das Catedrais, pois é como se fosse um caminho da fé, de uma catedral até outra, tem uma questão religiosa", disse.

Para completar um desafio tão grande, a fé se mostra um grande apoio nos momentos mais difíceis. A Prefeitura de Presidente Venceslau parabeniza o secretário municipal pela participação no evento esportivo.




Mais notícias






Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência.