Para navegação via teclado, utilize a combinação de teclas conforme o modelo abaixo:
Alt
+
[Nº do atalho]
Atalhos de navegação:
Atalhos para contraste do site:
Tamanho da fonte:
×fecharMaterial foi descarregado na manhã desta terça-feira (Fotos: Prefeitura de Presidente Venceslau).
Duas unidades da Rede Municipal de Ensino de Presidente Venceslau receberam, na manhã desta terça-feira (31), 176 placas fotovoltaicas para as instalações de novas usinas de energia solar no município.
Os trabalhos são desenvolvidos nas Escolas Municipais de Ensino Infantil (EMEIs) "Joaquim Rodrigues Batata" e "Elza Maria Canhetti Mondim". Segundo o engenheiro eletricista da Prefeitura de Presidente Venceslau, Luís Henrique Vilela Arfelli, as novas usinas terão mesma potência de geração na comparação com as instaladas no ano passado. "Como a tecnologia melhorou, o número de placas tende a diminuir porque a potência de cada uma é maior. Essas usinas são projetadas para gerar uma potência de 48 kWp", explicou.
No ano passado, seis usinas fotovoltaicas foram instaladas e já estão em funcionamento nas EMEIs "Dagoberto da Silva Pinto" e "Maria Augusta Monteiro", EMEFEIs "João Rodrigues" e "Lúcio Mariano Pero" e EMEFs Arthurzina de Oliveira D'Incao e Álvaro Coelho.
Com as duas novas usinas fotovoltaicas, o município irá ampliar sua economia mensal com a conta de energia. Outro ponto positivo é que a produção excedente nestas unidades poderá ser usada para abater a conta de energia de outras escolas da Rede Municipal.
O investimento para instalação das duas usinas fotovoltaicas é de R$ 362,25 mil, com recursos federais. A licitação foi feita no segundo semestre do ano passado, englobando o fornecimento e instalação das duas unidades, incluindo mão de obra, inversores e todos os equipamentos necessários.
A instalação deve ser finalizada ainda neste primeiro semestre. Para entrar em funcionamento, as unidades vão aguardar a homologação da Concessionária de Energia.