Para navegação via teclado, utilize a combinação de teclas conforme o modelo abaixo:
Alt
+
[Nº do atalho]
Atalhos de navegação:
Atalhos para contraste do site:
Tamanho da fonte:
×fecharObra desenvolvida com investimento de recursos próprios da Prefeitura tem como objetivo solucionar alagamentos no bairro (Fotos: Prefeitura de Presidente Venceslau).
Em sua fase final, a obra de bacia seca no Residencial Olga R. Elliz - Residencial da Faive -, em Presidente Venceslau, começa a gerar impacto positivo naquela região.
Idealizada pela Prefeitura de Presidente Venceslau para combater alagamentos causados por acúmulo de águas pluviais no prolongamento da avenida Carlos Platzeck, a solução se mostrou eficaz na madrugada de quarta-feira (1º).
Na oportunidade, a chuva atingiu o bairro e a água que anteriormente ficaria acumulada na junção da avenida com a via Lucília Queiroz Platzeck foi escoada para a área de escavação da bacia seca. Conforme a Secretaria de Agricultura, Abastecimento e Meio Ambiente (Seaama), a precipitação teve um volume de 75 mm na madrugada de quarta.
A obra é desenvolvida mediante o investimento de R$ 581 mil, feito com recursos próprios da Prefeitura de Presidente Venceslau. Os trabalhos começaram no dia 5 de dezembro de 2022 com o objetivo de solucionar o problema de alagamentos naquela região. Outra vantagem deste tipo de obra sustentável é a recarga do lençol freático, o que contribui para o meio ambiente.
Conforme Lívia dos Santos, secretária municipal de planejamento, além de captar a água que ficaria represada na avenida, a bacia seca mostrou grande capacidade de absorção, haja vista que o volume de água no interior da escavação diminuiu consideravelmente nas últimas 24 horas. As imagens mostram o nível da água nas manhãs de quarta-feira (1º) e quinta (2).
Ainda segundo a secretária, a obra não foi concluída e os munícipes que passam pelo local devem ter atenção redobrada. "Ações finais como a instalação de cerca em volta da bacia seca e a construção de mais duas bocas de lobo são providenciadas pela Pontal Engenharia, empresa vencedora da licitação", concluiu.