Acessibilidade

Para navegação via teclado, utilize a combinação de teclas conforme o modelo abaixo:
Alt  +  [Nº do atalho]

Atalhos de navegação:

Atalhos para contraste do site:


Tamanho da fonte:

×fechar

Notícia

VIGILÂNCIA EPIDEMIOLÓGICA DIVULGA INFORMAÇÕES PARA ORIENTAR POPULAÇÃO EM CASO DE INCIDÊNCIA DE ESCORPIÕES

1.jpg
2.jpg
3.jpg
1.jpg
2.jpg
3.jpg
02/03/2023

Recomendações são passadas para que munícipes saibam se prevenir contra o surgimento de escorpiões (Foto: Arquivo / Prefeitura de Presidente Venceslau).

A Vigilância Epidemiológica de Presidente Venceslau divulgou, nesta semana, informações com o objetivo de evitar acidentes com escorpiões e orientar a população em caso de ocorrências desta natureza.

Como a prevenção é o melhor remédio, os munícipes devem seguir as recomendações para minimizar o risco de registrar o surgimento de escorpiões:

- Evite acumular lixo e entulho no quintal;

- Tampe frestas e buracos na parede;

- Sacuda sapatos e roupas antes de usá-los;

- Não guarde objetos sob as camas;

- Afaste as camas das paredes;

- Manuseie com cuidado telhas e tijolos acumulados;

- Use botas para trabalhar e pisar em folhas ou capim seco e úmido;

- Use telas em ralos do chão, pias ou tanques; e

- Coloque proteção nas portas.

O setor também solicita aos proprietários de terrenos e lotes para que mantenham estas áreas sempre capinadas e limpas, assim como quintais, sótãos, jardins e garagens, lugares que também devem permanecer limpos e livres de lixos e entulhos.

Apenas nas primeiras semanas de 2023, o setor de Fiscalização da Prefeitura de Presidente Venceslau já notificou 478 terrenos para limpeza.

Mais orientações

Caso exista registro de acidente com escorpiões, o munícipe verificará que a picada tem como característica a dor intensa e vermelhidão, inchaço e sensação de formigamento no local. Nos casos graves, os sintomas podem incluir náuseas, vômitos, alteração cardíaca e sonolência, entre outros.

As pessoas com maior risco são as crianças com até 10 anos, que sentem mais a ação do veneno.

Assim que for picada, a vítima deve imediatamente lavar o local com água e sabão, sendo necessário procurar o Pronto-Socorro mais próximo para iniciar o tratamento de acordo com a conduta médica.

Serviço

Munícipes que identificarem áreas com mato alto e terrenos baldios podem passar o endereço para a Ouvidoria Municipal, para que a devida manutenção seja providenciada. O setor pode ser acionado pelo número (18) 3271-6503 ou presencialmente no Paço Municipal, com atendimento de segunda a sexta, das 8h às 16h30.




Mais notícias






Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência.