Para navegação via teclado, utilize a combinação de teclas conforme o modelo abaixo:
Alt
+
[Nº do atalho]
Atalhos de navegação:
Atalhos para contraste do site:
Tamanho da fonte:
×fecharUnidade venceslauense defende tratamento humanizado (Foto: Prefeitura de Presidente Venceslau).
O Centro de Atenção Psicossocial (Caps) de Presidente Venceslau recebeu, na semana anterior, atividades e eventos relacionados à Semana da Luta Antimanicomial, tema celebrado anualmente no dia 18 de maio.
Durante a quarta-feira (17), apresentações culturais preparadas com os assistidos foram realizadas na sede do Caps venceslauense. Apresentações de música, dança, teatro e exposição de artes foram realizadas durante o evento livre para o público.
Na quinta (18), a equipe do Caps participou da Semana da Enfermagem para ministrar uma palestra, na qual conceitos relacionados a saúde mental foram apresentados aos alunos da Escola Técnica Estadual (Etec). "Também explicamos sobre a Luta Antimanicomial e mostramos como o serviço é executado atualmente no Caps", comentou Aline Escudeiro, coordenadora da unidade de saúde.
Ao longo da semana, salas de espera foram promovidas com os pacientes do Caps com a mesma temática. De acordo com a equipe do Caps, durante todo o mês as salas de espera possuem o mesmo direcionamento, defendendo o cuidado com o paciente.
Com o movimento de luta contra manicômios e hospitais psiquiátricos de longas internações que ofereciam tratamento desumanizado para pacientes psiquiátricos, muitos hospitais fecharam e unidades do Caps foram abertas nos anos 2000 com o intuito de proporcionar um tratamento mais humanizado aos pacientes, no qual são inseridos na sociedade, morando em suas casas e com sua família, recebendo tratamento ampliado, de modo que o vejam como uma pessoa com direitos.