Para navegação via teclado, utilize a combinação de teclas conforme o modelo abaixo:
Alt
+
[Nº do atalho]
Atalhos de navegação:
Atalhos para contraste do site:
Tamanho da fonte:
×fecharMunicípio detalha etapas do tratamento de esgoto da ETE Sul; legendas das imagens estão disponíveis no corpo do e-mail (Fotos: Prefeitura de Presidente Venceslau).
Em alusão ao Dia Mundial da Água, celebrado anualmente no dia 22 de março, a Prefeitura de Presidente Venceslau traz informações sobre meio ambiente relacionadas ao tratamento de esgoto, desde a coleta até a destinação para a natureza após todas as etapas exigidas.
Cerca de 60% do volume total de esgoto produzido pelo município é atualmente tratado pela Estação (ETE) Sul, localizada a cinco quilômetros da zona urbana de Presidente Venceslau. O percentual é equivalente ao material produzido por todos os bairros localizados entre a linha do trem no centro e a rodovia Raposo Tavares (SP-270).
Após sair das residências, o esgoto é direcionado para a rede coletora sob a via pública e em seguida ao coletor-tronco (normalmente localizado sob áreas de menor altitude) para só então chegar ao emissário (geralmente paralelo à córregos ou fundo de vale) ou até uma Estação Elevatória (EEE), dependendo das condições topográficas.
Com a chegada do esgoto até a Estação Elevatória, o efluente é encaminhado até a ETE através do bombeamento para que o tratamento possa ser efetuado.
Para tornar o efluente apto a ser direcionado para a natureza, o tratamento é realizado através de processos químicos, físicos e biológicos. Os micro-organismos do próprio esgoto são os responsáveis por remover a poluição, através do sistema de lagoas australianas.
O sistema em questão possui as seguintes etapas: gradeamento (para remoção de objetos sólidos e inadequados), caixa de areia e calha parshall, seguindo para duas lagoas anaeróbias e duas lagoas facultativas, ligadas em paralelo. Por fim, a desinfecção do material é feita com cloro e tanque de contato em chicanas.
Sendo projetado para tratar em média 205 m³ de esgoto por hora, o equivalente a 205 mil litros, o sistema é finalizado com o material sendo devolvido ao corpo hídrico denominado Córrego Fortuna.
Importante ressaltar que o município monitora periodicamente os parâmetros de Demanda Biológica de Oxigênio (DBO), Demanda Química de Oxigênio (DQO), Oxigênio Dissolvido e Coliforme Termotolerantes.
A ETE Sul foi inaugurada em Presidente Venceslau em agosto de 2021, após o início da construção em 2012. O projeto do empreendimento foi realizado em parceria com o governo estadual, chamado Programa Água Limpa, passando por todos os processos de licenciamento ambiental, licença prévia/instalação e licença de operação a título precário.
Além da ETE Sul, o município também conta com a ETE Norte, que trata os resíduos provenientes dos bairros localizados do outro lado da linha do trem, sentido estrada da Aymoré (PSV-060).